quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ferramentas: Plaina Block


Quando o hobby começou a ficar um pouco mais sério, eu decidi comprar uma plaina "premium". A opção razoável era uma plaina "block"


Eu levei varias semanas pesquisando ("namorando" como diz a Flávia!) quais os modelos e marcas disponíveis, quais seriam as vantagens e desvantagens de cada modelo. Um processo que eu faço até hoje quando vou comprar qualquer ferramenta (dicas).


E optei por um modelo que fosse "rabbet". A "rabbet" não tem controle da abertura da base, entretanto com a lâmina indo de "fora-a-fora", eu poderia usá-la como plaina de topo.


 Eu uso também para este fim até hoje, quando preciso limpar e acertar abas e faces de espigas ou mesmo fazer alguns rebaixos em bordas.


A Lie-Nielsen Rabbet Block Plane além de "rabbet" é ainda "Low Angle". Durante um bom tempo usei ela com um segundo gume ("secondary bevel" a 30 graus) por conta das madeiras mais duras que uso regularmente. Mas já estou prestes a voltar para a afiação original (25 graus).

A Veritas também tem plainas "block". Inclusive com mais opções e vários acessórios, como cabos para manuseio como plaina grande, guias para chanfros a 45 graus, etc...

Ambas fabricantes são excepcionais!

Foi uma ótima aquisição!

Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário